Categorias
Blog

Atividades aquáticas: benefícios muito além de um corpo em forma

A procura por uma vida saudável é evidente! E as modalidades esportivas aquáticas são cada vez mais procuradas, pois moldam o corpo e aliviam as tensões do dia a dia.

Os exercícios realizados dentro da água promovem o fortalecimento muscular, devido à pressão hidrostática, exercida quando o corpo está submerso, e possuem efeito massageador que favorece a circulação sanguínea.

Fazer atividade dentro da água mantém a temperatura do corpo estável, o que ajuda o aluno a manter a intensidade do exercício durante toda a aula, tendo como consequência melhor resultado físico. Os esportes aquáticos trabalham os diversos grupamentos musculares, ajudam a reduzir a gordura corporal e podem contribuir para a recuperação de lesões, por não oferecer impacto para as articulações.

Por ser uma atividade de baixo risco com relação às lesões, é um esporte perfeito para ser praticado também durante a gestação.

A água facilita a atividade física para as gestantes, pois a sensação de peso corporal reduz 90% quando submerso. A prática de esportes durante essa fase traz uma melhoria na circulação, redução no estresse cardiovascular, aumento da força, maior resistência muscular, melhora a qualidade do sono e aumenta o gasto calórico, evitando o ganho excessivo de peso.

Exercícios dentro da água são excelentes também para pessoas com problemas respiratórios, como asma ou bronquite alérgica. Este tipo de atividade reduz a hipersensibilidade dos brônquios, diminuindo as crises e os ataques de falta de ar.

Idosos e pessoas com limitações físicas são outro grupo que pode se beneficiar substancialmente das atividades na água, aumentando os níveis de força, resistência, equilíbrio e, principalmente, mobilidade, prolongando sua independência funcional e permitindo-lhes viver de maneira autossuficiente e digna.

É muito importante contar com o acompanhamento correto ao praticar qualquer atividade física. Só aceite fazer aulas com profissionais de educação física.