Categorias
Blog

Natação – O que é, de onde surgiu, porque fazer?

Nadar é a capacidade do ser humano e de outros seres vivos (como os cachorros) de se deslocarem através de movimentos efetuados na a água. A natação vem desta atividade, feita muitas vezes como exercício físico a fim esportes ou como forma de lazer e diversão.

De onde surgiu a Natação?

A Natação surgiu da necessidade do ser humano em sobreviver. Onde nos primórdios do mundo muitas vezes era necessário entrar em Rios, Lagos e Mares seja para fugir de animais ou em busca alimentos. Ainda hoje, não estamos longe desta realidade, em um planeta onde Cerca de 71% da superfície é coberta por água, saber nadar garante maiores chances de viver a qualquer imprevisto. Afinal nunca se sabe quando podemos estar pescando e o barco virar ou até mesmo irmos em uma piscina que é mais funda do que imaginávamos.

Porque Fazer Natação?

A Natação é uma das mais versáteis atividades. Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes. Não importa qual o seu objetivo físico seja emagrecer, ganhar massa muscular ou melhorar condicionamento físico, a natação também ajuda aqueles que possuem problemas respiratórios como bronquite ou asma. A natação infantil é indicada principalmente na primeira infância (0 a 3 anos) onde problemas respiratórios são mais comuns. Extremamente indicada para quem vive em grandes cidades como São Paulo.

Nadar não faz bem somente para o corpo. Ela pode ser usada como forma de terapia psicológica, como qualquer atividade física, a natação libera Endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar, prazer e felicidade. Isso auxilia em problemas como depressão e ansiedade.

Grande parte da população possui medo de nadar, muitas vezes por experiências traumáticas que tiveram, mas com um profissional habilitado, poderá enfrentar o trauma. A natação não possui faixa etária para aprendizado! Todos podem aprender a nadar em qualquer idade. Desde bebês (aconselhável a partir do sexto mês de idade) até mesmo idosos.

Conclusão

Como você percebeu neste post, fazer natação é preciso tanto para saúde como para viver. Sempre é bom estar precavido. Além de que saber/aprender a nadar é muito divertido, normalmente as aulas são realizadas em grupo o que proporciona diversas amizades. A natação possui níveis de aprendizado, você pode querer aprender só o básico ou ser especialista nos 4 estilos. O importante é aprender a sobreviver ou aderir uma atividade para melhorar sua qualidade de vida.